"O PVC é um lutador entre os plásticos venenosos. Da produção, consumo, até a disposição final, está colocando em risco o meio ambiente e a saúde humana." Estabilizantes que precisam ser adicionados quando o PVC é sintetizado em vários produtos (como chumbo, cádmio) e plastificantes (ftalatos, como DEHP).
Assim como o ácido clorídrico e a dioxina venenosa do século produzida pela combustão após o descarte, todos eles são substâncias nocivas de origem considerável.
Jia Mingxing, vice-presidente e secretário-geral da Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da China, disse que "a produção anual de dezenas de milhões de toneladas de PVC do meu país é inseparável dos catalisadores de mercúrio".
Devido à falta de recursos petrolíferos no meu país, a maior parte do PVC é produzida pelo método de carboneto de cálcio. O catalisador de mercúrio no processo de produção de cloreto de vinil pelo método de carboneto de cálcio é a principal fonte de poluição por mercúrio e flui para o meio ambiente de várias maneiras [2].
Segundo as estatísticas, a China consome 20% do mercúrio do mundo, dos quais cerca de 60% são usados para a produção de PVC de carboneto de cálcio. [4]
Por outro lado, a produção de PVC é uma indústria de alto consumo de energia e envolve uma variedade de produtos químicos tóxicos, incluindo dicloroetano, cloreto de vinil, poluição por mercúrio, etc. os trabalhadores da fábrica de cloreto de vinila e as pessoas próximas. Grande ameaça.
Uso de PVC --- Perigoso para a saúde
No processo de produção e processamento do PVC, alguns auxiliares de processamento precisam ser adicionados, como cargas, estabilizantes, lubrificantes, plastificantes, corantes e retardantes de chama. Entre eles, os estabilizantes e plastificantes são usados em grandes quantidades. [5]
Antes que o PVC seja transformado em vários produtos acabados, diferentes conteúdos de plastificantes precisam ser adicionados de acordo com a suavidade necessária do produto. De um modo geral, o PVC semi-rígido precisa adicionar 10-30 por cento de plastificante e o PVC macio precisa adicionar 30-70 por cento de plastificante.
Por exemplo, o teor médio de plastificante em suprimentos médicos é de 20 por cento -40 por cento . Se for como filme plástico, tubo de gotejamento ou saco de gotejamento, etc., o teor de plastificante pode chegar a mais de 70%, o que equivale ao PVC imerso em plastificante.
Existem muitos tipos de plastificantes de PVC, mas o mais comum é uma classe de produtos químicos chamados ftalatos.
“Os ftalatos e seus metabólitos e produtos de degradação têm efeitos negativos na saúde humana, como efeitos de desregulação endócrina, feminização de meninos e puberdade precoce em meninas”.
Por outro lado, como o PVC não é resistente à luz e ao calor, sob a influência da luz e do calor, os radicais livres do cloro serão liberados, resultando na deterioração do material. A fim de melhorar a estabilidade térmica do PVC, uma quantidade apropriada de estabilizador é frequentemente adicionada para prevenir ou retardar a degradação do PVC durante o processamento.
A poluição causada pelos estabilizadores é principalmente a poluição por metais pesados.
Os estabilizadores comumente usados incluem chumbo, cádmio, zinco, bário, estanho e outros sais metálicos, esses metais vazarão dos produtos de PVC, colocando em risco a saúde humana.
"O chumbo estabilizador comumente usado pode danificar o sistema nervoso das crianças e prejudicar o desenvolvimento de seu QI; pode danificar o sistema reprodutor feminino e causar câncer. O cádmio pode afetar a função renal.
Sensação: A carga aumenta a carga, a mão fica pegajosa, há um odor de plástico ou irritante, é fácil se sujar e difícil de limpar.
Vida útil: vida útil curta, algumas bolsas pequenas, vida útil única, como bolsas impermeáveis para celular em pvc, as costuras já estão levemente rachadas após serem puxadas e há um grande risco ao usá-las novamente; bolsas grandes, como bolsas de escalada em pvc, bolsas de alpinismo, mochilas impermeabilizantes de ombro, mochilas de bicicleta praticamente rasgaram nas costuras por um ano ou mais, mais ou menos. O rasgo reverso do tecido de pvc é fácil de ocorrer, principalmente devido à sua viscosidade e elasticidade insuficientes. Essa propriedade física o torna muito mais fraco do que o tecido impermeável tpu.